quinta-feira, 27 de março de 2014

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA 2014


  1. PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA 2014
    TÍTULO: VIVENCIANDO A INCLUSÃO
    Sala De Recursos Multifuncionais
    ESCOLA: E. F. M Arsênio Ferreira Maia
    Rua: Av. Cel. José Nunes N°: 1245, Bairro: José Simões
    Telefone: 3423-6969

    Introdução

                O Atendimento Educacional Especializado diferencia-se por ao longo do seu desenvolvimento, trabalhar acolhendo as diversidades em um extenso processo educativo. Pois é constituído por partes diversificada do currículo dos PNES, o mesmo constitui-se complementando e ou/ suplementando os conteúdos de sala comum. Porém destaca-se também o ensino de Libras, o sistema Braille, o soroban, a comunicação alternativa. Incluindo também o apoio aos professores da sala comum que tem aluno com algum tipo de necessidade educacional especial. Sabemos que uma criança ao frequentar a escola é muito cobrada pela sociedade no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem, caso isso não ocorra no tempo certo, começam a surgir indagações chegando muitas vezes a ser rotulada, por indisciplinado etc. É onde entra o papel do professor procurando a família e através de um diálogo encaminhar para um profissional de saúde. Diante diagnostico será atendido e trabalhado na sala de recursos, com o Atendimento Educacional Especializado. Partindo desse principio é que podemos perceber a importância que tem a escola e o quanto pode contribuir para o sucesso da vida desse aluno.
         
               Objetivo Geral
                Oferecer diversos tipos de atividades com os alunos com Necessidades Educacionais Especiais - PNEs, complementando e/ou suplementando os conteúdos do ensino regular, visando uma maior interação e socialização dos alunos na sala de aula como também na sociedade, disponibilizando apoio aos professores da sala de aula em que os alunos estão incluídos.

    Objetivos Específicos

    1. Atender os PNES para aprimorar o seu processo de ensino, aprendizagem aos conteúdos da sala comum;
    2. Produzir recursos pedagógicos considerando as especificidades dos alunos;
    3. Promover condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos inclusos no ensino regular;
    4. Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;
    5. Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino aprendizagem;
    6. Assegurar condições para a continuidade dos estudos nos mais diferentes níveis de ensino;
    7. Proporcionar um ambiente de aprendizagem favorável aos alunos;
    8. Oferecer recursos favoráveis, a potencialização e a capacidade de pensar de cada um;
    9. Atender individual ou coletivo as PNES;
    10. Tornar a escola um espaço atrativo e democrático, garantindo a permanência de todos na escola.
    11. Oferecer acesso às tecnologias digitais acessíveis

    Justificativa
                Observando-se que o processo de inclusão dos PNES no ensino regular esta a cada dia obtendo mais sucesso, é também necessário um complemento e um suplemento oferecido aos mesmos, e esse serviço é responsabilidade do Atendimento Educacional Especializado. Pois o mesmo está previsto no artigo 208 da Constituição Federal 1988.

    Público Alvo
     - Alunos com deficiência auditiva;
     - Alunos com deficiência visual;
     - Alunos com baixa visão;
     - Alunos com múltipla deficiência;
     - Alunos com condutas típicas;
     - Alunos com deficiência Intelectual;
     - Alunos com Transtorno Global do desenvolvimento;
     - Alunos com altas habilidades e superdotação.
     - Alunos com síndromes como: dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia etc.
       
                 Metodologia
                O plano será desenvolvido durante o ano de 2014 na escala de Ensino Médio Arsênio Ferreira Maia. Tendo em vista também estender o atendimento a alunos de outras escolas.
    1. No atendimento deverá ser considerada a especificidade de cada aluno, complementando e suplementando os mesmo.
    2. Usando jogos didáticos cuja força venha ampliar e melhoras suas dificuldades; 
    3. Desenvolvimento de estratégias lúdicas que estimulem e valorizem a criatividade; 
    4. Confecção de jogos e materiais que venham atender os critérios e necessidade do aluno; 
    5. Disponibilidade de um cantinho de leitura com livros paradidáticos que reativem o gosto pela leitura; 
    6. Jogos específicos para cada tipo de deficiência, tais como: dominó em Libras para Surdos, Dominó em Braille para cego, jogos de percepção para cegos; 
    7. Jogos da Memória;  
    8. Jogos sequência lógica de historia, transito ou situações do dia a dia, etc; 
    9. Ensino de Libras com Apostilas, alfabeto manual móvel; 
    10. Atividade de português como segunda língua para os surdos, como por exemplo, caça-palavras, utilizando conteúdos de sala de aula, prancha de comunicação; 
    11. Manuseio de célula Braille confeccionada em EVA para identificação, leitura, e aprendizado do sistema Braille; 
    12. Utilização de reglete e punção para escrita em Braille; 
    13. Será utilizado um plano individual para cada aluno respeitando sua limitação; 
    14. Mostrar aos alunos que é na relação um e/ou outro que nascem as amizades destaca-se o potencial de cada um e realizam-se os sonhos e a capacidade de amar, mostrando o Verdadeiro significado da inclusão.  

          REFERÊNCIAS
    ALVES, Carla Barbosa.  A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasilia: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    BELISÁRIO FILHO, José Ferreira. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasilia: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    BOSCO, Ismênia Carolina Mota Gomes. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: surdocegueira e deficiência multipla. Brasilia: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: altas habilidades/ superdotação. Brasília: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    DOMINGUES, Celma dos Anjos.  A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira.  Brasília: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    GIACOMINI, Lília.  A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a  orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    GOMES, Adriana Leite Lima Verde.  A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    MELO, Amanda Meincke. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: livro acessível e informática acessível.  Brasília: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    RAPOLI, Edilene Aparecida. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
    SARTORETTO, Mara Lúcia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação auentativa. Brasília: Ministério da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.


     Figura 1: Franklin Andrade - Trabalhando o raciocínio no jogo 
        dos 07 erros
     Figura 2: Cibele Andrade - Treinando as operações matemáticas

    Figura 3: Clara Anny - Conhecendo o alfabeto manual da
     Libras- Língua Brasileira de Sinais
  2. Figura 4: Renato- Mostrando que é bom no equilíbrio.

 Figura 5: Alunos surdos Thales, Willame e Lindelânio, aprendendo 
a tabuada de multiplicar

   Figura 6: Giselda, deficiente visual e presidente da associação 
    da pessoa com deficiência de Limoeiro do Norte, 
       aprendendo o Sistema Braille.


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